Geografia do Francisco
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Consciência e participação política: Platão tinha razão? ENCERRADO!

+20
Mauricio Souza
Anis
Talita
Thainara Martins Macedo
jessica Gonçalves
Aline Oliveira
Isadora Fraga
Ariela Canazza
Alessa Ronconi
Mari Ventura
Maria Fernanda
Suuhlane
thaysa grego
Luuh G
Mariana de Carvalho
Maria Roseli
Antonio Vinícius
Cynthia
thiago
Admin
24 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

 Consciência e participação política: Platão tinha razão?   ENCERRADO! Empty Consciência e participação política: Platão tinha razão? ENCERRADO!

Mensagem  Admin Dom Ago 01, 2010 5:02 pm

 Consciência e participação política: Platão tinha razão?   ENCERRADO! Politi10

O castigo dos bons que não fazem política é serem governados pelos maus.
Filósofo Platão


Olá pessoal! Smile

Discutam a mensagem de Platão a respeito de políticia. Exponham seus pontos de vista. Procurem interagir com outros participantes.


Última edição por Admin em Ter Nov 09, 2010 4:08 pm, editado 2 vez(es)
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 24
Data de inscrição : 26/07/2010

https://geografiadofrancisco.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

 Consciência e participação política: Platão tinha razão?   ENCERRADO! Empty Re: Consciência e participação política: Platão tinha razão? ENCERRADO!

Mensagem  thiago Ter Ago 03, 2010 3:57 pm


A justiça nada mais é do que a harmonia que se estabelece entre as três virtudes: temperança, fortaleza e sabedoria, Quando cada cidadão e cada classe social desempenham as funções que lhes são próprias da melhor forma e fazem aquilo que por natureza e por lei são convocados a fazer, então se realiza a justiça perfeita."

"...Pouco importa se exista ou possa existir tal cidade, baste que cada um viva sob as leis dessa cidade...".



Thiago n.s
3°D
N°35
Turno:noite
Escola :suetonio bittencourt junior

thiago

Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/08/2010
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

 Consciência e participação política: Platão tinha razão?   ENCERRADO! Empty O homem é um ser político

Mensagem  Cynthia Qua Ago 04, 2010 1:54 pm

Platão foi e será sempre um dos maiores filósofos da história, sempre atento as questões políticas e do desenvolvimento da "pólis".
Ser político é uma característica do homem, vivemos em sociedade. Em inúmeras situações percebemos os indivíduos envoltos em suas próprias aspirações, esquecendo de que o meio interfere diretamente em nosso caminhar.
Aquele que não faz política, se omite da construção do meio social em que vive, busca se manter em uma zona de conforto, que gera a injustiça, a desigualdade e o desrespeito aos direitos do cidadão.
Os bons de fato, não deixam de fazer política, na verdade almejam participar ativamente de cada momento de decisão desse país.
Cynthia
Cynthia

Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/08/2010
Idade : 46
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

 Consciência e participação política: Platão tinha razão?   ENCERRADO! Empty Politica

Mensagem  Antonio Vinícius Sáb Ago 07, 2010 1:56 pm

Então, no meu ponto de vista, hoje em dia é difícil encontrar alguém com caráter e que realmente esteja querendo o bem coletivo no meio da política. Uma sociedade necessita sim de regras e de alguém que as imponham, e esse alguém deve nos representar. Um cargo dessa magnitude exige muito caráter e responsabilidade, pois envolve o bem e o dinheiro coletivo. Muitas pessoas são escravas do dinheiro, vivem em prol dele e se esquecem das suas responsabilidades, e a situação esta tão agravada que não se enxerga mais os bons, porque os maus são maioria, estão em massa, então é feita uma generalização do sistema e todos acabam se passando por maus.
Esse é um dos motivos por eu achar que os bons de hoje se afastam da política e acham cômodo ficarem quietos nos seus lados vivendo suas vidas, porque esse sistema esta todo corrompido e generalizado, cheio de escândalos. Isso acaba por afastar as pessoas e o nosso país fica na situação que está. Eu mesmo não tenho a mínima vontade de entrar na política, tenho pavor disso pelas proporções que a situação esta tomando, mas não é por isso que vou deixar de exercer meu direito de voto. Irei procurar o que melhor se adequa na minha ideologia e vou votar. Votar e não somente eleger o menos pior como todos acabam fazendo.
Platão esta certo. É necessário pessoas boas, de caráter no poder, apesar de a pessoa só ser um representante de toda uma "máfia" e não ter poder "nenhum" sobre o partido, ele só esta cumprindo ordens, mas a única maneira de melhorar o país é trocando de partido, sempre para um novo, e ver qual deles é o melhor, pelo menos na minha opinião. silent
Antonio Vinícius
Antonio Vinícius

Mensagens : 30
Data de inscrição : 05/08/2010
Idade : 30
Localização : Santos - Ponta da Praia

Ir para o topo Ir para baixo

 Consciência e participação política: Platão tinha razão?   ENCERRADO! Empty O que é política?

Mensagem  Cynthia Dom Ago 08, 2010 9:57 am

Sempre que falamos no tema Política, geralmente esquecemos de definir o termo.
Alguém tem uma definição??? scratch
Cynthia
Cynthia

Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/08/2010
Idade : 46
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

 Consciência e participação política: Platão tinha razão?   ENCERRADO! Empty O que é política

Mensagem  Antonio Vinícius Seg Ago 09, 2010 3:39 pm

Vou falar o que eu penso que é, nada tirado de pesquisas, para mim a política é um ato feito por homens de adiministrar um estado/país a fim de proporcionar a igualdade e prezando a saúde e educação
Então? estou muito errado? afro
Antonio Vinícius
Antonio Vinícius

Mensagens : 30
Data de inscrição : 05/08/2010
Idade : 30
Localização : Santos - Ponta da Praia

Ir para o topo Ir para baixo

 Consciência e participação política: Platão tinha razão?   ENCERRADO! Empty Re: Consciência e participação política: Platão tinha razão? ENCERRADO!

Mensagem  Maria Roseli Qua Ago 11, 2010 12:43 pm

 Consciência e participação política: Platão tinha razão?   ENCERRADO! Alien Olá pessoal!
Você se expressou muito bem.
Mas quando falamos de política no Brasil.
Vemos que nem sempre funcionam como deveria.
Ai eu concordo com Platão.
A política parece mesmo só ter dois lados.
Ou você é político!
Ou você é castigado por não ser político.
Que vocês acham da minha opinião?

[center]
Maria Roseli
Maria Roseli

Mensagens : 2
Data de inscrição : 05/08/2010
Idade : 71
Localização : SANTOS/São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

 Consciência e participação política: Platão tinha razão?   ENCERRADO! Empty Apresentação

Mensagem  Cynthia Qua Ago 11, 2010 2:29 pm

Para aqueles que não me conhecem, sou Cynthia, professora de Filosofia, este ano leciono para o terceiros anos do período matutino.
Em 2011 estarei mais presente na E.E. Suetônio Bittencourt Júnior, podendo ampliar os projetos educacionais e promovendo sempre debates sobre diversos temas.
Espero poder colaborar muito com esse fórum! Rolling Eyes
Cynthia
Cynthia

Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/08/2010
Idade : 46
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

 Consciência e participação política: Platão tinha razão?   ENCERRADO! Empty Política

Mensagem  Mariana de Carvalho Qua Ago 11, 2010 11:19 pm

Se a nossa sociedade fosse anarquista desde o início, não haveria necessidade da política, entretanto todos nós sabemos que a anarquia não pode dar certo. Mesmo a idéia inicial sendo excelente. O problema é: As pessoas estão acostumadas a apenas reclamar dos políticos, mas não fazem nada para melhorar a situação. E se pararmos para pensar será que não somos culpados da situação política atual? Será que o fato de ficarmos quietos, de consentirmos, de reclamarmos, não contribuem para o "castigo"? E se passassemos a reivindicar cada centavo que o governo explora de nós? E se exigissemos nossos direitos? E se deixassemos o nosso ego de lado, e parassemos de ser comprados por míseros centavos que o governo nos dá enquanto eles tiram bilhões do nosso país? Acredito, que o castigo não vem dos maus, mas vem da própria população.


Mariana de Carvalho

Mensagens : 5
Data de inscrição : 11/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

 Consciência e participação política: Platão tinha razão?   ENCERRADO! Empty Re: Consciência e participação política: Platão tinha razão? ENCERRADO!

Mensagem  Antonio Vinícius Qua Ago 11, 2010 11:31 pm

Concordo. As pessoas estão muito acomodadas, porém como vários professores afirmam nós (brasileiros) somos assim desde a independência, pois "não precisamos" lutar por ela, e o grande problema de hoje é que as pessoas tem receio de começar um "movimento" desses pois as outras pessoas não incentivam, para elas a situação é comoda. A sociedade necessita de um "empurrão" para poder parar de apenas reclamar e começar a lutar por seus direitos e cobrar do governo, mas sem esse costume na nossa raiz fica difícil. Só que isso é o que os políticos não querem no nosso país, pois prejudicaria eles, quanto mais "vaquinhas de presépio" existirem melhor, e é isso que esta acontecendo. Crying or Very sad
Antonio Vinícius
Antonio Vinícius

Mensagens : 30
Data de inscrição : 05/08/2010
Idade : 30
Localização : Santos - Ponta da Praia

Ir para o topo Ir para baixo

 Consciência e participação política: Platão tinha razão?   ENCERRADO! Empty Por que falta Ética na Política?

Mensagem  Admin Qui Ago 12, 2010 11:52 pm



Olá pessoal!
Agora este fórum está ficando agitado! É isso mesmo!!! Temos a participação e brilhante colaboração da Professora Cintia, de Filosofia. Creio que as discussões aqui serão engrandecedoras para todos nós. Pois bem! Recomendo que assistam o vídeo acima. De que maneira ele pode ser interpretado sob a ótica da política? Vocês acham fazer política com ética é uma utopia? Quem pode responder? Abraços a todos!
Prof. Francisco Very Happy
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 24
Data de inscrição : 26/07/2010

https://geografiadofrancisco.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

 Consciência e participação política: Platão tinha razão?   ENCERRADO! Empty Re: Consciência e participação política: Platão tinha razão? ENCERRADO!

Mensagem  Luuh G Sex Ago 13, 2010 12:30 am

No meu ponto de vista, a Política é indispensável em uma sociedade, desde que ela seja feita de forma justa. Atualmente quando se fala em Política, já logo lembramos de roubo, mentiras, corrupções, etc., mas não é bem por aí. Estamos tão acostumados ver a situação deste modo, que mal conseguimos definir um bom e um mal político, afinal, sempre achamos todos iguais.
Assim como há pessoas que querem tirar vantagem de tal cargo, existem aqueles que querem entrar para fazer a diferença, para mostrar que ainda existem pessoas honestas que querem o bem da sociedade. Mas isso não depende só deles, e sim de nós, já que quem os colocam no poder, somos nós.
As pessoas não valorizam e nem acreditam mais no poder que o seu voto tem. Muitas vezes preferem passar 1 hora vendo TV do que perder 20 minutos pesquisando as propostas de cada candidato, e é assim que os maus políticos entram no poder, com falsas promessas e muita simpatia.

Bom, creio eu que deu pra entender o que quis dizer... ou não. Mas enfim, até mais!
Luuh G
Luuh G

Mensagens : 2
Data de inscrição : 12/08/2010
Idade : 30
Localização : Santos - Estuário

Ir para o topo Ir para baixo

 Consciência e participação política: Platão tinha razão?   ENCERRADO! Empty Ética na política

Mensagem  Antonio Vinícius Sex Ago 13, 2010 12:57 pm

Eu não entendi muito bem o video scratch mas vou tentar interpretar geek. Todos nós sabemos que a ética é indispensável na política, porem é algo que só vemos muito raramente. Atualmente só vemos os politicos "pisando" nos outros politicos para poderem se eleger, apontando tudo de ruim que o outro fez e esquecendo de aponta os seus próprios erros e nos dar satisfação disso. No congresso vários políticos roubam e muitas pessoas se fingem de surdar, segas e mudas, o que dificulta ainda mais as investigações enquanto eles continuam roubando cada vez mais. Se tivessemos ética na política os políticos pensariam duas vezes antes de roubar pois o fato de saberem que o dinheiro é de todos o impediria. Porem mesmo se eles roubassem teriam muitas pessoas para denunciar, porque elas não seriam mais cegas, surdas e mudas e não aceitariam propina para ficarem quietas e o dinheiro do país renderia mais, seria melhor investido e a nação só cresceria, pois teria como resolver vários problemas sociais. Assim como o Luiz citou, é impossivel não termos política, mas sua função se reduz muito, muito mesmo sem a ética. afro
Antonio Vinícius
Antonio Vinícius

Mensagens : 30
Data de inscrição : 05/08/2010
Idade : 30
Localização : Santos - Ponta da Praia

Ir para o topo Ir para baixo

 Consciência e participação política: Platão tinha razão?   ENCERRADO! Empty ?

Mensagem  Antonio Vinícius Seg Ago 23, 2010 3:18 pm

E ai pessoal, cade a participação de vocês no forum? eu quero postar!!! Crying or Very sad
Antonio Vinícius
Antonio Vinícius

Mensagens : 30
Data de inscrição : 05/08/2010
Idade : 30
Localização : Santos - Ponta da Praia

Ir para o topo Ir para baixo

 Consciência e participação política: Platão tinha razão?   ENCERRADO! Empty Politica

Mensagem  thaysa grego Ter Ago 24, 2010 5:44 pm

Alem de Platão ter sido um ótimo filosofo ele dizia coisas muito importante e ao mesmo tempo questionastes. Penso que naquela época Platão era muito questionado por seus pensamentos a mesmo agora morto ainda é criticado por muitos.
Seus fortes pensamento que a nós dedicou, ajudou a muito a ver um lado político que muitos não viam a corrupção e a falta de vontade dos políticos a ajudar o povo.
Talvez se não existissem os políticos estivesse pior mas como saber?
Não sabemos so devemos pensar num bom modo de melhor o que esta aqui hoje e não algo que pudesse estar.
Política até onde sei vai do ponto de vista de cada um pois se pode ter varias visões dela ,mas de uma coisa todos tem certeza que todos falam que vão melhorar mas ate agora nada.

Thaysa Grego
3º D
Suetonio Britencourt Jr.
Noturno

thaysa grego

Mensagens : 4
Data de inscrição : 24/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

 Consciência e participação política: Platão tinha razão?   ENCERRADO! Empty Mais uma fonte de informações

Mensagem  Cynthia Qua Ago 25, 2010 2:00 pm

Leciono em um escola particular, Colégio Moderno, onde existem blogs de discussão e informação.
Neste bimestre selecionamos o tema política.
Faço o convite para enriquecer nossas discussões neste fórum, abaixo estão os endereços:

www.blog-do-pensamento.blogspot.com
www.mundodasociologia.blogspot.com

Espero que gostem e ajudem em nossas discussões
Cynthia
Cynthia

Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/08/2010
Idade : 46
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

 Consciência e participação política: Platão tinha razão?   ENCERRADO! Empty Re: Consciência e participação política: Platão tinha razão? ENCERRADO!

Mensagem  Suuhlane Qua Ago 25, 2010 8:13 pm

Então no meu ponto de vista é que se as pessoas boas interessada mesmo em muda a política
do nosso país nao se colocarem pra esta em nosso governos continuaremos vendo
currupções e pessoas de má índole em nosso governo .
Mais é dificil também uma pessoa com boas inteções mas tem tantas coisas errada pessoas más
e acabando se desviando do caminho que pretendiam seguir
I love you

Suuhlane

Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

 Consciência e participação política: Platão tinha razão?   ENCERRADO! Empty Re: Consciência e participação política: Platão tinha razão? ENCERRADO!

Mensagem  thiago Qui Ago 26, 2010 1:57 pm

[b]Platão fala das diversas modalidades de constituição, que são desenvolvidas em três diálogos: a república, o político e leis.
O diálogo de A República é uma descrição da república ideal, que tem por objetivo a realização da justiça entendida com atribuição a cada um da obrigação que lhe cabe, de acordo com as próprias aptidões. Consiste na composição harmônica e ordenada de três categorias de homens – os governantes- filosóficos, os guerreiros e os que se dedicam aos trabalhos produtivos.

thiago

Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/08/2010
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

 Consciência e participação política: Platão tinha razão?   ENCERRADO! Empty Re: Consciência e participação política: Platão tinha razão? ENCERRADO!

Mensagem  thiago Qui Ago 26, 2010 2:03 pm

Platão fala das diversas modalidades de constituição, que são desenvolvidas em três diálogos: a república, o político e leis.
O diálogo de A República é uma descrição da república ideal, que tem por objetivo a realização da justiça entendida com atribuição a cada um da obrigação que lhe cabe, de acordo com as próprias aptidões. Consiste na composição harmônica e ordenada de três categorias de homens – os governantes- filosóficos, os guerreiros e os que se dedicam aos trabalhos produtivos.


Thiago N.S
3°D
Noite
Suetonio

thiago

Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/08/2010
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

 Consciência e participação política: Platão tinha razão?   ENCERRADO! Empty Re: Consciência e participação política: Platão tinha razão? ENCERRADO!

Mensagem  Maria Fernanda Sex Ago 27, 2010 3:24 pm

[b]No meu ponto de vista os bons são os que não se encaixam no ''mundo da política''.Acho que política é algo importante sim,mas atualmente é um assunto que não é muito bem aproveitado.Enfim,acho que os bons são os que não ''se interessam'' com política.Mas sou a favor de quem discute, nada contra.Só acho que algo desnecessário! pirat
Maria Fernanda
Maria Fernanda

Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/08/2010
Idade : 30
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

 Consciência e participação política: Platão tinha razão?   ENCERRADO! Empty Consciência e participação política: Platão tinha razão?

Mensagem  Mari Ventura Dom Ago 29, 2010 6:27 pm

No meu ponto de vista, as pessoas que governam ficam “más” por causa do dinheiro, ou seja, quando se elegem e ganham, a corrupção lhe sobe a cabeça, é como Platão diz que os “bons” são governados pelos “maus”, mas esses maus já foram bons se cada um parar para pensar, vivemos em um país capitalista e é fato que o dinheiro fala muito mais alto, e pode se dizer que é por causa dele que os políticos roubam e viram os “maus” (não que o dinheiro seja ruim, porque precisamos dele para tudo).
Um cidadão normal que se elege dizendo que quando entrar para governar vai mudar tudo e acabar com todos os roubos que a maioria ou todos os políticos fazem, mas a realidade é bem diferente, eles entram lá e se deparam com tanta corrupção e dinheiro que suas visões mudam e acabem virando escravas desse dinheiro e de cidadão bom vira o vilão, ou seja, cidadão mau.
Mas Platão esta certo, somos todos castigados por aqueles que se deixam ser levados pelo capital.
Shocked


Mariana Ventura
3º A
Suetonio Britencourt Jr.
Mari Ventura
Mari Ventura

Mensagens : 3
Data de inscrição : 29/08/2010
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

 Consciência e participação política: Platão tinha razão?   ENCERRADO! Empty Re: Consciência e participação política: Platão tinha razão? ENCERRADO!

Mensagem  Antonio Vinícius Seg Ago 30, 2010 5:58 pm

Na minha visão, a corrupção domina a política. Se entrar algum político que não é corrupto no governo no nosso país ele não vai poder fazer nada, igual ao Lula que nunca sabia de nada, porque ele não pode denunciar, os corrupetos são maioria e se alguém se opor, morre. Os políticos que mandam em tudo e infelizmente os bons não sabem lutar contra eles, as vezes os eles continuam bons, só que não é porque ele ta com o cargo que ele o exerce, existem ordens que devem ser obedecidas, ele faz o que o partido quer e se a maioria é corrupta ele se sente como um feijão bom dentro de um saco podre e não pode fazer nada em relação a isso. Para essa situação mudar vai levar muito tempo mesmo porque infelizmente o mau domino, e não é de repente que o bem vai recuperar status (principalmente pelo motivo de ser pelo mal que se consegue mais dinheiro, a final, não é do bolso deles que sai o dinheiro que eles roubam)
Antonio Vinícius
Antonio Vinícius

Mensagens : 30
Data de inscrição : 05/08/2010
Idade : 30
Localização : Santos - Ponta da Praia

Ir para o topo Ir para baixo

 Consciência e participação política: Platão tinha razão?   ENCERRADO! Empty Re: Consciência e participação política: Platão tinha razão? ENCERRADO!

Mensagem  Maria Fernanda Seg Ago 30, 2010 6:09 pm

Eu concordo plenamente com a (Mari Ventura -3ºA).As vezes os bons ficam maus por causa do poder,ou seja, por causa do dinheiro.O que realmente acontece?A ganância toma conta do indivíduo.O dinheiro sobe a cabeca da pessoa.Assim, os bons são dominados pelos maus.E outra questão a ser discutida é a corrupcão.As pessoas ficam cômodas a situacão,elas estão acostumadas a viver nesse ''meio''.Podemos dizer que a corrupcão domina a política,como o (Antônio Vinicuis 3ºB) aponta na sua visão.E é como Platãp diz:'' Os bons são dominados pelos maus''.Consequentemente, se o mundo continuar assim,a tendência será piorar. scratch
Maria Fernanda
Maria Fernanda

Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/08/2010
Idade : 30
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

 Consciência e participação política: Platão tinha razão?   ENCERRADO! Empty Mensagem do Professor Francisco

Mensagem  Admin Ter Ago 31, 2010 7:53 am

Oi Cynthia!

Agora o pessoal parace que está ficando mais a vontade para postar mensagens aqui. Excelente a sua dica sobre os seus blogs. Vou colocá-los na lista dos links. Você concorda?

É muito bom utilizar este fórum de uma maneira realmente construtiva e interessante!

Abraços.
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 24
Data de inscrição : 26/07/2010

https://geografiadofrancisco.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

 Consciência e participação política: Platão tinha razão?   ENCERRADO! Empty Nova mensagem do Professor Francisco

Mensagem  Admin Ter Ago 31, 2010 7:56 am

Olá pessoal!!!!

Parabéns aos que já postaram suas mensagens aqui. E agora, onde estão os demais que ainda não fizeram o mesmo?
Lembramos que todos têm até o dia 25 de setembro para postar sua mensagem inicial e interagir com outros participantes, ok?

Quem começa? Quem continua?

Aguardo vocês...

Abraços,
Prof. Francisco
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 24
Data de inscrição : 26/07/2010

https://geografiadofrancisco.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

 Consciência e participação política: Platão tinha razão?   ENCERRADO! Empty Re: Consciência e participação política: Platão tinha razão? ENCERRADO!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos